terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Marilyn Monroe!


Olá Pinup's!

O ano para nós acabou! Depois de atravessarmos juntas o inferno de Dante, alcançamos o ponto do que parecia impossível: concluir a monografia... rs

Tantos atritos entre opinões, e todas magnetizadas por Marilyn Monroe.
Graças a ela, pudemos conhecer pessoas e pensamentos iluminados, e o trabalho se torna inesquecível.

E inesquecível por grandes motivos. Conhecer melhor Marilyn Monroe vai ser uma experiência sempre imprevisível, porque conhecemos muito mais que uma estrela do cinema ou um mito. Tivemos que nos preparar com pensamentos de vários autores distintos e geniais.
Tivemos que lidar com uma personagem forte, a ponto de viver mais que a própria atriz. Não à-toa, continua viva.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Reunião com Leni e Izumi - apontamento da análise crítica

Olá Pinup's!

Marilyn Monroe havia se entregue às condições abstratas e caóticas que estavam incorporando a monografia sobre o mito, mas nesta segunda, dia 14, os professores Izumi e Leni se reuniram para ajudar a reconhecer o grande quebra cabeças; conclusão que nos apresentou à nova estrutura, ou seja, o tema evoluiu, atravessamos o mito de Marilyn Monroe para encontrar a construção da propaganda e as questões públicas que interferiram no interesse da indústria cultural na metdade do século XX.

Todos os membros da equipe estavam presentes, o que possibilitou esclarecer as condições do grupo, e para maior contribuição no desenvolvimento do assunto.

Houve interesse em trocar de objeto diante das dificuldades gigantecas encontradas no desenvolvimento para o pré-projeto, porém, as análises críticas dos professores Leni e Izumi observaram que: o trabalho desmonta o cenário cultural nas transformações que a propaganda, o cinema e os veículos de informação causaram, para serem resgatados e comparados para o fim de esclarecer o que sobreviveu e o que não foi capaz de gerar interesse.

Então vamos às redefinições:
. Foi subestimado a importância de fãs clubes para levantar as informações em pesquisadores, críticos de cinema, jornalistas especializados no assunto e admiradores de MM;

. A pesquisa bibliográfica será dada pelo levantamento de revistas, em especial Revista Veja e na extinta Cruzeiro. Além de documentários, em especial a produzida pela GNT no início deste ano;

. Estudar a comunicação x reação pública;
. A construção de valores a partir de Marilyn Monroe e Jackeline Kennedy, resultado da aceitação ambígua nos símbolos dos produtos.


Continua...

Up

domingo, 23 de agosto de 2009

Orientação do dia 21/08 - Prof. Giuliano

Olá Pinup's! Aqui é a Elis! rs

Segue as orientações dadas nesta sexta (21/08) acerca da monografia, pelo prof. Giuliano:
Vamos falar de Pré-Projeto! Quanto ao que lhe foi entregue, nos atentou quanto as informações da 1ª pág. - segundo ele faltou lugar e data no canto inferior. A Introdução necessitava de algo mais aprofundado, estava focado demais na Marilyn, deixando outros temas que também estamos estudando, tão importantes quanto, de lado. Ele propôs mais mudanças na problemática e que serão definitivas ao grupo:

- Quais foram as mudanças influenciadas pelo mito de Marilyn Monroe?
- Qual a significação atual do mito Marilyn Monroe?

De acordo com o professor, estas problemáticas são as mais indicadas porém necessitam de um vasto estudo, uma verdadeira reconstrução do jornalismo cultural da época, através da pesquisa de mídias impressas (nos orientou quanto a revista Cruzeiro), principalmente jornais e revistas. Teremos que reconstruir para poder saber diferenciar quais eram os principais veículos que tratavam da imagem de Marilyn Monroe (além do cinema), ajudando na pesquisa sobre seu mito.

Além de tudo, é preciso saber que nossa monografia é embasada na Teoria Frankfurtiana, portanto agora os fichamentos devem ser mais voltados aos atuais autores dessa corrente como Umberto Eco, para que o Quadro Teórico esteja mais amparado por estas bibliografias.

Agora, quanto à pesquisa de campo, o prof. Giuliano afirmou que teremos de entrevistar jornalistas da época, e até mesmo fã-clubes da Marilyn Monroe, enfim, pessoas daquele momento. Nas pesquisas à revistas e jornais da época, os sebos de São Paulo são os mais indicados.

Finalizando, como na Teoria Frankfurtiana, a monografia contará com um estudo teórico e crítico, acerca da imagem de Marilyn, ou seja, da extrema utilização de sua estética pela mídia, e principal motivo de seu estrelato.

Por hora, creio que é isso. Quem esteve comigo (Liriane e Stela), caso leu e queira acrescentar algo, coloque nos comentários ou diga amanhã na aula de Leituras.

Baci, ciao! ^^

Olá Pinup's!


Eu, a Elis e a Liriane estivemos presentes na aula do Giuli para discutir a nossa monografia. Então, pelo que percebi, estávamos perdidas na Marilyn como parte central do trabalho, e esquecemos da construção cultural do século, que certamente é a estrutura do nosso trabalho. Acho que seria legal, nós entrarmos na comunicação da segunda guerra (onde surgiram as pinups), analisarmos como essa cultura se desenvolveu e construiu o nosso mundo contemporâneo. A Marilyn para mim, foi uma das melhores criações hollywoodianas em resposta da ascensão dos valores femininos. Foi uma personagem que explorou tanto mulheres feministas; considera-se também aí as críticas, quanto o grupo masculino. Ela provoca aí a influência dos desejos dos públicos na mídia, e a estratégia da mídia para conquistá-los.

Vale lembrar MM na propaganda, que contribuiu significativamente para a venda do perfume Chanel nº 5, dizendo que dormia com apenas duas gotas do perfume. Imagine uma propaganda dessas?! Genialíssima!!

Up

domingo, 26 de julho de 2009

O Carômetro





Olá criaturas queridas,

Como devemos seguir a ordem e o progesso deste país, equipes universitárias tbm precisam aprender a se adaptarem às novas identidades que encontrarão pelo caminho profissional. E não menos sério, na faculdade temos a oportunidade de criar uma "marca" que nos associe de outras.
Portanto, a nossa equipe se encontra neste carômetro pop-art elaborado por Pinup Candy (Amne).

Vamos às apresentações: Em primeiro Lugar Dona Elizinha Poppins, a mente que faz cócegas; em seguida, nossa Pinup Candy, conhece sabores incríveis de chocolate; abaixo encontramos a Ana Paula, o nosso labradorzinho; continuamos com Josi, que nunca aparece neste ambiente interativo e então encontramos a Liriane, membro sargento do grupo; e por fim, fechamos comigo, pessoa a qual não sei o que dizer.

Beijos em vocês!

sábado, 25 de julho de 2009

Olá Pinup's!


Vou explicar um pouco sobre a ideia deste blog!

"Era uma vez duas amigas de férias, Elizinha Poppins e Stela Up, as duas estavam jogando papo fora, até que uma lâmpada brilha na cabeça de Poppins logo depois de Up apresentar um blog semelhante, mas para outros fins (às vezes não se sabe aonde as duas vão). E então, discutiram juntas sobre a criação de um blog para facilitar a comunicação entre a equipe Pinup's, já que através do blog terão a oportunidade de desenvolver um trabalho com contornos mais claros; ideia relevante para um grupo que se encontra disperso. Além disso, no ambiente aberto, terão a chance de encontrar pessoas interessadas, e até conhecedoras, sobre a pauta da monografia. Pin-up Amne, conheceu e gostou muito, parou de comer laranjas e voltou a comer chocolates. E assim, viverão felizes até o final do ano."

Então pitchounettes, a intenção deste blog é incentivar toda a equipe a encontrar uma harmonia dentro do trabalho, e principalmente, se encontrarem.

Up